Quantcast
Channel: Televisual » televisão
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Interatividade: Programas interativos Sky.

$
0
0

título interatividade sky

antes e depois mosaico sky

A televisão digital no Brasil, desde o início da sua elaboração e do seu recente processo de implementação, vêm levantando uma série de questões sobre as influências sócio-culturais, políticas e econômicas da interatividade estabelecida por essa nova tecnologia, muito mais que simplesmente uma maior qualidade de imagem poderia propor. Invariavelmente, o design entra nesse contexto de uma forma diferenciada. A linguagem gráfica, majoritariamente unidirecional, deve contar agora com aspectos interacionais importantes. Considerações sobre ergonomia e usabilidade devem, por exemplo, apresentar uma relevância do mesmo modo que relações estéticas ou estratégicas de marketing e branding.

E por isso, esse blog abre espaço para tratar desses assuntos, analisando vários aspectos relacionados a interfaces com interatividade e projetos de design de interação para a televisão. Para começar, vamos tratar da pioneira aqui no Brasil em interatividade, pelo menos no conceito de interatividade que fala da integração entre o computador e suas funcionalidades interativas com a mídia televisiva.

Interfaces interativas Sky

Comercialmente, empresas operadoras de televisão por assinatura como a brasileira Sky já são pioneiras há algum tempo na aplicação de interatividade na televisão. Em alguns programas já estão disponíveis alguns conteúdos extras e serviços com interatividade, como legendas e áudio em outras línguas, menus que trazem informações extras com textos e imagens e a possibilidade de seleção de múltiplas câmeras em reality shows e eventos esportivos. Além disso, são disponibilizados programas próprios essencialmente interativos. Alguns servem basicamente de apoio na relação operadora e assinante, como os “guias de programação” e os “mosaicos” que orientam a navegação pelos canais e trazem informações sobre eles de forma mais intuitiva e ilustrativa. Outros são fornecedores de serviços e entretenimento, como conteúdos de previsão do tempo, horóscopo, rádios, loterias, esoterismo, games, entre outros. Fornecem ainda a possibilidade de compras, seja através do sistema pay-per-view de aquisição de filmes e jogos de futebol, como na compra de produtos físicos em canais especializados no chamado t-commerce , ou vendas pela televisão, como o Shoptime.com, do grupo Globosat.

Com um recurso tecnológico adicional denominado Personal Video Recorder (PVR) ou Digital Video Recorder (DVR) (antes comercialmente chamado de “Sky +” e atualmente como “Sky HDTV”), a empresa também disponibiliza uma possibilidade de forma digital da quebra da linearidade da programação comparada com a revolução causada pela popularização dos videocassetes. É possível, através desse aparelho, pausar, voltar ou gravar um programa específico e, a qualquer momento, voltar ao seu fluxo linear com o simples pressionar do controle remoto.

Em programas lineares que fornecem uma opção interativa, a linguagem gráfica das interfaces obviamente acompanha a identidade visual do canal, como é caso da maioria dos canais Globosat.  Em outros, como programas produzidos pela própria Sky, no qual ás vezes não há um audiovisual integrado, são utilizados recursos gráficos diferenciados que tentam torná-los atraentes. Além disso, acompanhando a estética das vinhetas para canais abertos, utiliza-se de cores fortes e vibrantes, além de efeitos metalizados e tridimensionais na composição dos botões e no fundo.

No caso dos famosos mosaicos,  os ícones são grandes e diferenciados, que ás vezes comprometem um harmonia visual, mas que são necessários para uma separação mais evidente. Contudo, se comparados aos primeiros mosaicos produzidos pela operadora que acompanhavam o azul da antiga identidade, houve uma certa melhora nesse quesito. Há um agrupamento de ítens similares e destaque a outros mais pertinentes. Outro aspecto importante é uma redução na paleta cromática, conferindo uma maior limpeza visual. Isso se deve prinicipalmente  a um entendimento maior da mídia, assim como um aumento da complexidade de informações relacionada a uma oferta maior de serviços e canais. Aliás, foram criados ainda outros mosaicos secundários para resolver isso.

Abaixo, podem ser conferida a interatividade nos mosaicos anterior e atual e no programa interativo produzido para o  Big Brother 7:

>>> Postado por André Luiz Sens

>>> Contribuições: Sky


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images